sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Balanço musical do ano

Olhando para trás, o ano de 2009 trouxe-me momentos inesquecíveis ao vivo. Vi algumas das minhas bandas favoritas pela primeira vez, repeti outras bandas com muito prazer e até descobri novas bandas que posso explorar no futuro. Vou aqui então fazer uma apanhado do ano de 2009 em termos de concertos. FOi um ano rico e, eu diria até, surpreendente. Vamos a isso.

Primeiro concerto do ano para mim: Judas Priest @ Pavilhão Atlântico. Aqui temos os dois mestres dessa arte que é tocar guitarra: K.K. Downing e seu companheiro inseparável Glenn Tipton ao vivo em Lisboa.




O ano continuou em força com uma estreia para mim, Anathema, num ambiente muito intimista e de comunhão completa que será muito difícil de reproduzir ou imitar. Aqui temos o vocalista Vincent Cavanagh, em todo o seu esplendor, ao vivo em Almada:



A seguir, outra estreia, esses monstros do metal progressivo, os malogrados Dream Theater, provavelmente a banda que me fez gastar mais dinheiro até hoje. Ele é DVDs (todos), CDS (todos), T-shirts (algumas) e ainda livros. Mas não me arrependo de nada, sou uma fã incondicional. No Coliseu de Lisboa, com um calor de morrer, aquilo foi puro êxtase a noite toda. John Petrucci e a sua guitarra verde a chorar deram que falar:



E se uma vez não bastasse, os Dream Theater voltaram, desta vez ao Porto para nos presentear com mais música e mais bandas para descobrirmos com eles. Pela primeira vez saí de Lisboa para ver duas das minhas bandas preferidas, Dream Theater pela segunda vez e Opeth pela primeira. E é verdade que o Porto também tem o seu encanto. Aqui temos os Opeth, com o seu carismático osquestrador Mikael Akerfeldt, simpáticos, antes do concerto consegui alguns autógrafos do segundo guitarrista e do baixista de longa data que se passeavam pela zona:



E os Dream Theater, a receber o agradecimento do público português por não os terem esquecido nesta Progressive Nation Tour:



Mas o ano ainda me traria bons momentos, mais dois aliás. O primeiro foi o regresso dos Porcupine Tree a Almada um ano depois de se terem estreado em concerto próprio pelas nossas bandas. Desta vez foi ainda mais especial, tocaram o álbum "The Incident" na sua totalidade e isso ficará para sempre na minha memória, até porque até então nunca tinha tido a oportunidade de ouvir um álbum inteiro ser tocado ao vivo. A setlist agradou-me bastante, tocaram vários dos meus hinos e por isso foi uma noite muito bem passada e emocional. O Steven Wilson encarna a banda nesta foto, ao vivo no Almadense:



O ano de concertos terminaria em beleza com o concerto dos Arch Enemy em Almada, ao qual já fiz referência neste blog. Resta-me dizer que o ano de 2009 trouxe festivais de qualidade e muitas bandas que quase nunca cá põem os pés, o que é sempre de louvar. Para os amantes da música pesada, o ano de 2009 será recordado com um ano de bons concertos. Gostaria de ter ido a muitos mais, queria ter ido ver Dark Tranquillity a Aveiro, mas não foi possível, tal como tantos outros concertos. Mas para o ano há mais, há novos CDs a sair, novas tours a aparecer, há novos concertos para ver :) E aqui vos deixo com o Michael Amott, um senhor da guitarra, love him or hate him, em Portugal, está claro:

Sem comentários:

Enviar um comentário